quinta-feira, 28 de abril de 2011

A BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II - E a Irmã Faustina Kowalska







JOÃO PAULO II FALA DO FUTURO DA EUROPA
 NO PARLAMENTO EUROPEU EM 1988
Na sua 40.ª viagem, que o leva a França pela quarta vez, o papa João Paulo II fala ao Parlamento Europeu a 11 de Outubro de 1988. O Santo Padre, que durante 40 anos se insurgiu contra o facto de a Europa ser um continente dividido pela Cortina de Ferro, fala aos políticos sobre a Europa do futuro: «É tempo de nos desfazermos da mentalidade estalinista tanto da Europa de Leste como da Ocidental, para que este continente possa um dia assumir verdadeiramente a dimensão que lhe foi dada pela geografia e, ainda mais, pela história», diz o papa aos deputados.
O cristianismo, que marcou a história de gregos, latinos, germânicos, eslavos e de todos os povos da Europa, também faz parte desta história. No seu discurso, o papa afirma que a Europa tem de procurar com mais afinco a sua alma, fonte da união da múltipla riqueza da sua diversidade.
João Paulo II adverte que os que pensam que a Europa pode ser construída apenas por meio de mecanismos económicos, legais e políticos se enganam a si próprios. Como diz o papa, a Europa nova e integrada do futuro, aberta também aos países de Leste, tem pela frente uma grande missão se quiser voltar a assumir «a função de farol na civilização mundial».


Nenhum comentário:

Postar um comentário